"...Mas o quociente de dor que a gente sofre já não é chocante o bastante para não precisar de uma amplificação ficcional, que dê às coisas uma intensidade que é efêmera na vida e que por vezes chega a passar despercebida? Não para algumas pessoas.
Para umas poucas, muito poucas, essa amplificação, que brota do nada, insegura, constitui a única confirmação, e a vida não vivida, especulada, traçada no papel impresso, é a vida cujo significado acaba sendo mais importante..." (Philip Roth, Fantasma Sai de Cena).

domingo, 20 de abril de 2014

Misantropia e bicicletas

Hoje acordei pensando no filme“Alceste à bicyclette - “Pedalando com Molierè”, no Brasil –; talvez porque tenha despertado mais cedo do que pretendia, talvez porque começasse a cair em minha cama a pioggia sottile di pensieri cattivi (La Campana, Francesco de Gregori).

No enredo, um ator desiludido com a falsidade da vida em sociedade abandona seu ofício, muda-se para uma pequena ilha no oeste da França (Ile de Rè) e passa a viver recluso. Lá o encontra o outro protagonista, um ator de sucesso na televisão francesa, que decide procurar pelo antigo companheiro de atuação, movido pelo desejo de montar a peça O Misantropo, de Molière. O ator recluso a princípio recusa o convite, invocando sua renúncia à atuação, mas depois fica visivelmente seduzido pela ideia, ao saber que se trata de uma obra que lhe interessa tanto – quem sabe porque retrata seu atual sentimento em relação ao mundo. Propõe ao visitante que ensaiem por alguns poucos dias, para que possa decidir se aceitará o convite. Daí em diante, os protagonistas encenam passagens do Misantropo entre vinhos, vieiras e passeios de bicicleta. Tudo corre bem, e surge até uma fagulha de amizade. Mas eis que surge uma mulher entre os dois. E o inevitável acontece.

Qualificar como “inevitável” o que acontece nesse momento – e essa é exatamente a palavra com que o ator televisivo explica o ocorrido ao ator recluso – talvez seja o que define a perspectiva do filme: não há como escaparmos da desilusão de vivermos em sociedade.

É inevitável que soframos com a falsidade e o egoísmo alheios, pois na vida, como no teatro, a habilidade em interpretar papéis é o que garante o sucesso dos atores – e a recusa radical à interpretação implica isolamento e ressentimento que degenera em misantropia.


Uma perspectiva pessimista, sem dúvida. Mas nada implausível. J'e suis désolée.

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