"...Mas o quociente de dor que a gente sofre já não é chocante o bastante para não precisar de uma amplificação ficcional, que dê às coisas uma intensidade que é efêmera na vida e que por vezes chega a passar despercebida? Não para algumas pessoas.
Para umas poucas, muito poucas, essa amplificação, que brota do nada, insegura, constitui a única confirmação, e a vida não vivida, especulada, traçada no papel impresso, é a vida cujo significado acaba sendo mais importante..." (Philip Roth, Fantasma Sai de Cena).

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

aprendendo a bloggar (existe esse verbo?)

A primeira inserção é essa: não sei bloggar. A idéia me veio à mente na hora da siesta - embora esse seja o horário para desacelerar a mente, hoje, ou foi ontem?, eu tive essa revelação: fazer um blog. Mas, enfim, não sei bloggar; espero aprender com o andar da carruagem. Aliás, faço um parêntese autoreflexivo (com ou sem hífen, afinal???): acho que devo assumir o fato de que há coisas que não sei fazer, e simplesmente arriscar atingir meu objetivo, apesar de todas as chances de erro, apesar de todas adversidades, e, principalmente, apesar de todas as censuras emanadas das pessoas perfeitas e inteligentes que habitam o mundo à minha volta.

Não sei qual o tamanho de uma inserção. De fato, repito, não sei nada sobre o que estou fazendo, mas de toda forma anoto (pra mim mesmo) que estou curtindo a sensação.

Pra organizar minha nova vida, ou seja, a vida que será exposta nesse blog, faço o ESTATUTO DO FILÓSOFO AMADOR - o qual conterá regras, dirigidas a mim mesmo, of course, visando à elaboração e à manutenção desse blog.

Vem a calhar um pronunciamento solene:

"NESSA DATA DE HOJE, EU, FILOS, DECRETO A ABERTURA DESSE BLOG, O QUAL SE REGERÁ, NA SUA ELABÕRAÇÃO E MANUTENÇÃO, PELOS PRINCÍPIOS QUE SEGUEM:

1) Jamais deixar o cursor piscar por mais de 1 minuto; as postagens devem preservar a fluidez do pensamento, em prol da espontaneidade das manifestações postadas;
2) Jamais reler mil vezes cada postagem (como habitualmente faz o criador desse blog); a justificativa é a mesma usada para o item 1;
3) Não ter vergonha das informações postadas;
4) Não ter vergonha dos erros eventualmente cometidos;
5) Aceitar de bom grado as críticas eventuais (ou certas), sempre lembrando que não há consenso no mundo (felizmente).
6) Assumir esse blog como um projeto experimental e totalmente pessoal;
7) Não se importar com o fato de que, para outras pessoas, um blog seja uma coisa banal e corriqueira."

Feito isso, encerro essa primeira inserção no meu blog.

Esclareço apenas uma coisa: não ia disponibilizar esse blog ao público antes que ele estivesse completamente formatado e com algumas postagens que pudessem entreter os visitantes menos apressados.

No entanto, considerando o que consta na cláusula 4 da declaração de princípios do blog, já estou disponiblizando ao mundo, vasto mundo, o teor integral do Filósofo Amador.

Apenas ressalvo aos interessados (os que viram algo de interessante nessas palavras escritas de sopetão) que o conteúdo do blog aumentará em breve. Esse é meu desejo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário