"...Mas o quociente de dor que a gente sofre já não é chocante o bastante para não precisar de uma amplificação ficcional, que dê às coisas uma intensidade que é efêmera na vida e que por vezes chega a passar despercebida? Não para algumas pessoas.
Para umas poucas, muito poucas, essa amplificação, que brota do nada, insegura, constitui a única confirmação, e a vida não vivida, especulada, traçada no papel impresso, é a vida cujo significado acaba sendo mais importante..." (Philip Roth, Fantasma Sai de Cena).

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Como identificar um sádico...

Os dias recentes têm sido pródigos em eventos que permitiram reflexões filosóficas (algumas pretensamente sérias; outras um tanto prosaicas).

Aqui vai uma delas.

- Como identificar um sádico?

Sádico é quem se compraz com o sofrimento alheio, correto? Sim. Mas a simplicidade do conceito não assegura a identificação de uma manifestação sádica, pois o sádico geralmente se esconde atrás da sutileza de suas afirmações.

Tomemos como exemplo uma frase simples, muito ouvida por aí: "Fulano tem muito o que sofrer, para aprender a viver".

Essa frase até pode conter uma verdade em si: a de que o método empírico (tentativa e erro) muitas vezes assegura a evolução do indivíduo. Em simples palavras: às vezes é quebrando a cara que se consegue aprender a não repetir os errros.

Porém, para os sádicos, essa afirmação assume outra conotação.

Aqui, eu dividiria os sádicos em duas categorias: os conscientes e os inconscientes.

O sádico consciente, ao fazer tal afirmação ("tem que sofrer, para aprender"), não espera que "Fulano" aprenda alguma coisa com os sofrimentos naturais da vida. O sádico consciente espera apenas que "Fulano" sofra. E ponto final.

Ou seja, esses sádicos (e todos conhecemos algum) pensam no nível do "sofrer pelo sofrer", simplesmente porque desejam que determinadas pessoas (que eles escolhem por razões que só a psicanálise explicaria) passem por alguma espécie de dissabor.

Já os sádicos inconscientes não pensam nesse nível réles do "sofrer pelo sofrer". Eles apenas acreditam piamente na estapafúrdia teoria de que "só se conseguem as coisas na vida com MUITO.... [enchem a boca] sofrimento".

Isso tudo porque eles próprios passararam por algumas agruras para atingir algum objetivo, e, por isso, passaram a pressupor que todas as pessoas a sua volta necessitem, obrigatoriamente, vivenciar as mesmas situações para atingir um resultado semelhante...

Os sádicos inconscientes ignoram, contudo, a existência de múltiplos caminhos para se atingir um mesmo resultado; e ignoram também o fato de os indivíduos possuírem capacidades e aptidões distintas, razão pela qual alguns conseguem atingir determinado resultado sem muito esforço, enquanto outros precisam batalhar muito mais...

Porém, sejam conscientes ou inconscientes, os sádicos são, sobretudo, seres em conflito com sua autoimagem e inseguros com suas potencialidades.

É dizer, como não possuem uma autoestima que lhes permita alcançar o gozo por suas próprias ações, os sádicos vêem-se obrigados a gozar com o sofrimento alheio...

Não tendo pretensão de acertar, diria também que o sádico é alguém de afetos escassos ... pois não posso acreditar que alguém que tenha amor dentro de si, e receba amor de amigos e familiares, precise do insucesso alheio para ser feliz...

31 comentários:

  1. os sadicos me atraem, por que em geral os sadicos mais sutis, são muito inteligentes. como pode uma pessoa inteligente ser maquiavélica? esses personagens eu acho interessante. Talvez a simpatia prove que eu sou assim também? é verdade que nós só nos identificamnos com os iguais, mas eu não fico feliz com a desgraça alheia, portanto refuto essa teoria...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. talvez voce seja masoquista num nivel sutil, o desejo de estar proximo de quem pomove sofrimento combina certamente com alguem que introverte o sofrimento a pratica mazoquista nao apenas se limita ao ato do flagelo fisico mas emocinal, talvez nao lhe agrade o sofrimento alheio mas te imprecione a capacidade de outro conquistar sua "superioridade" atravez dele, esse sentimento de que personagens sadicos inteligentes pode apenas ser uma resposta instintiva, há tambem uma teoria de bando onde o submisso endeusa seu controlador voce nao nessecariamente sofre por isso mas o sofrimento esta ao seu redor por meio de outros. procure saber mais sobre erick fromm quanto ele argumenta sobre o assunto sinto que lhe interessaria.

      Excluir
  2. Eu não fico feliz com a desgraça alheia, mas também não me importo.

    Saulo Neto.

    ResponderExcluir
  3. seria uma possibilidade sádicos serem mais inteligentes, eh comprovado cientificamente?

    ResponderExcluir
  4. os sadicos nao tem culpa de ser sadicos precizam de ajuda emocionalmente e espiritualmente

    ResponderExcluir
  5. não sou muito fã desse tipo, sei como lidar, as vezes eles são ulteis!!!

    ResponderExcluir
  6. gosto muito dos sadicos ,principalmente quando se é masoquista

    ResponderExcluir
  7. oi sou ou penso que sou um pesquisador da vida, quero acertar. Vivo com uma pessoa acho que das mais sadicas que existe, resultado um filho esqisofrenico e uma filha que apezar de tudo vive uma vida miseravel, sem prazer nenhum, nem se penteia ao levantar-se (pode) cada dia é uma questão apesar de dinheiro suficiente pra viver ta sempre faltando algo ( insatisfação eterna) quero ajuda-los, por favor me ajudem.

    ResponderExcluir
  8. Os sádicos não são mais inteligentes, articulam melhor suas palavras e pensamentos com o objetivo de "sacrificar" o outro para obter prazer.

    ResponderExcluir
  9. 90% dos comentários contém erros de ortografia!

    ResponderExcluir
  10. Hm, sofrer? Com certeza. As pessoas não dão valor à vida, sem nenhum sofrimento.
    Devo me tratar? Acho que estou ótimo, assim. rs
    (L.C.A.)

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de entender sobre isso. Me relaciono com uma pessoa que penso ser sádico. Analizem: durante o ato sexual ele perguntou se poderia fazer até sangrar. Mas vejam, fez isso com doçura na voz e alternando com carinhos. Por mais contraditório q possa parecer, fez tão suavemente e com tanto carinho, q eu, completamente envolvida, nem senti que esteva sendo machucada. O ato então se consumou. Pergunta: Isso é normal? Estou diante de um sádico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente, parece que sim. E se você gostou, provavelmente é masoquista, mas pode ser pela ocasião também.

      Excluir
  12. Adimito, gosto de sádicos a maneira que eles agem me deixa... Isto deve me levar a ser masoquista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você gosta de sádicos? vamos entrar num situação hipotética onde eu, a conquisto, entro na tua cabeça, te afasto de toda sua família, te isolo, faço você se sentir a pior pessoa do mundo, faço o que quiser com você, te bato, te forço a satisfazer meus caprichos mais sombrios, te uso, e depois que eu enjoo de você como meu brinquedinho, eu descarto você, sem remórcio, sem culpa, sem emoção alguma. Serio não é legal isso, eu sou um cara de 20 anos que a 4 fui diagnosticado com distúrbio de sociopatia e sadismo, luto contra isso pois não gosto da minha situação, fiz tratamento psicológico por 3 anos e consegui abrandar algumas coisas, já sinto algo de culpa que deve ser remorcio, eu não sei direito, só sei que masoquista você não é, você só é bobinha de acreditar que um sádico queira algo com você que não seja te fazer sofrer fisicamente e psicologicamente, eu destruí minhas duas namoradas, uma delas faz tratamento tambem, na época era divertido usar elas pra brincar, hoje eu sinto que não devia ter feito nada disso! seria garota, você não vai conseguir nada alem de ter sua vida destruída na companhia de um sádico

      Excluir
    2. deixa eu adivinhar, você é adolescente não é, chuto entre 13 a 18 anos, gosta de ser anti-social, ouve musicas depressivas, viciada em animes, gostaria de se espelhar na gasai yuno, mas na verdade seu maior desejo é encontrar um cara com o perfil dela, que mate por você, e que sempre te proteja, de um jeito possessivo que a deixa louca certo? você tem seu grupo seleto de amigos em seu local de trabalho ou sua escola, na maioria gente como você, não suporta a companhia de pessoas diferentes, acha-se muita das vezes superior intelectualmente para com seus colegas que não se assemelham com você, mas ao mesmo tempo gostaria de ter a atenção que eles tem, suponho que seja muito apegada a animais, mais do que com as pessoas, e que tenha ao menos um animal, se não tem, tem vontade, é solteira, isso tenho quase certeza, provável que não tenha namorado serio ainda, talvez ficado, se namorou serio tenho quase certeza que não foi boa experiencia, é provável que goste de vampiros, pois dos seres mitológicos estes são os mais sádicos sexualmente e afetivamente atrativos(recomendo que leia Drácula de Bram Stoker para ver como um vampiro é de verdade). E aí acertei na minha descrição?

      Excluir
    3. O céus. Descreveu a maioria dos adolescentes

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  13. Adimito, gosto de sádicos a maneira que eles agem me deixa... Isto deve me levar a ser masoquista?

    ResponderExcluir
  14. Gente uma pessoa sadica pod ser psicóloga?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jamais pode ser Psicóloga, porque ela está a serviço da cura (ver seu paciente parar de sofrer), enquanto sádica está a espera que o "outro" venha a sofrer.

      Excluir
  15. Oi eu sou sadica e admito que nao gosto d ser assim isso é mt ruim isso vem do nosso do meu instinto eu nao consigo conter a vontade q tenho q ver os outros sofrer até mesmo quem é da minha familia eu gosto d ve-los sofrendo. Eu tenho um namorado ele parece gostar mt d mim apesar do q faço com ele. Mas eu o amo mas a vontade é terrivel a vontade de machuca-lo. Mas eu quero q voces saibam que nao é pq queremos mas sao os nossos instintos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, também sou assim .Eu digo para quem não entende que é apenas o meu jeito de demonstrar amor , eu adoro humilhar ou ofender meus amigos de algum jeito , é maravilhoso...Eu me sinto poderosa , mais isso é quando estou com raiva, as vezes só pego no pé deles e os faço se sentirem inferiores eu não consigo ser carinhosa como uma pessoa normal é assim que eu demonstro meu amor .E eu espero que algum dia nós possamos ser compreendidos apenas como "pessoas diferentes " não como monstros loucos .

      Excluir
  16. sou sádico acho graça na desgraça do outros, gosto de ver a reação das pessoas diante de tragédias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deves procurar um analista e relatar. Nas duas ou três sessões poderás não perceber o resultado, mas quem sabe saias de lá numa das próximas e percebas melhora.

      Excluir
  17. Nossa, não tenho nem oque dizer sobre isso, a não ser que eu sou uma pessoa normal, pelo que posso ver da postagem e dos comentários, graças a Deus! E pra aqueles que passam por esse transtorno, tudo tem jeito, menos a morte, vocês conseguem sair dessa loucura

    ResponderExcluir
  18. Foda-se. Que vão todos pro inferno, seus filhos da puta desgraçados.

    ResponderExcluir