"...Mas o quociente de dor que a gente sofre já não é chocante o bastante para não precisar de uma amplificação ficcional, que dê às coisas uma intensidade que é efêmera na vida e que por vezes chega a passar despercebida? Não para algumas pessoas.
Para umas poucas, muito poucas, essa amplificação, que brota do nada, insegura, constitui a única confirmação, e a vida não vivida, especulada, traçada no papel impresso, é a vida cujo significado acaba sendo mais importante..." (Philip Roth, Fantasma Sai de Cena).

sexta-feira, 11 de junho de 2010

O preço da segurança II

Millôr fala na eterna chateação pela obediência irrestrita a cautelas excessivas (ver último post). Não se expor a riscos pode ser a saída para se viver longos anos. Mas o custo dessa diminuição de riscos não é, em si mesmo, um risco de infelicidade?

Tenderia a dizer que sim. Mas não há uma resposta correta, poisquem se contente em não atravessar a rua, não viajar de avião, não sair à chuva.

Se você não se enquadra nessa situação de se contentar com o tédio, talvez pudesse se valer da equação existencial que segue (sendo “danoqualquer revés potencialmente doloroso e “chance de ser felizqualquer aumento no grau de felicidade):

risco de dano ≤ chance de ser feliz = vai nessa

risco de dano ≥ chance de ser feliz = segura sua onda

Se a aplicação prática dessas equações não surtir o efeito desejado, estará provado que não adianta equacionar nada (a avaliação risco/ganho é inútil em termos existenciais), logo é inútil se evitarem os riscos, logo a busca da felicidade é única e imperativa regra...

Um comentário:

  1. ... lembrei de um dia daquela época de picardias juvenis em que não consegui levar a putaria adiante pq a mina me disse que eu lhe transmitia muita segurança. Eu tinha cara de q ia ligar no dia seguinte. De fato, dizem q eu transmito segurança e eu semprei gostei disso... mas parece q falta alguma coisa. Acho q eu preciso reaprender a equilibrar o desequilíbrio. A receita é boa: se alguém souber como fazer, me explica por favor.

    ResponderExcluir